#PAULISTA360

O FUTURO DAS METRÓLOPES

Histórias, personagens e movimentos que circulam e acontecem na Avenida Paulista, o mais importante corredor cultural do Brasil, criam o cenário para uma reflexão sobre os caminhos e descaminhos da vida social dos grandes conglomerados urbanos.

 

Uma série documental performática de Leonardo Brant, livremente inspirado no livro A Cidade Polifônica do antropólogo italiano Massimo Canevacci, que aborda os aspectos, filosófico e mitológico, performático, estético, arquitetônico e urbanístico, político e de convivência.

A AVENIDA PAULISTA EM 360 GRAUS

A Avenida Paulista é um monumento vivo da diversidade. Coração econômico e cultural da maior cidade brasileira, é uma espécie de farol, de onde tudo se vê e tudo pode ser visto. É a contradição e a celebração do Brasil, cenário de disputas políticas, do futebol e da religião. E principalmente o espaço de diálogo entre as diferenças.

Inaugurada em 8 de dezembro de 1891 em homenagem aos habitantes de São Paulo, já nasceu como símbolo de imponência. Foi a primeira avenida do estado a ser asfaltada e está entre as pioneiras em termos de arquitetura e urbanismo. Destaca-se pela suntuosidade de seus palacetes e grandes edifícios e pela presença de seus museus e espaços culturais.

O que salta aos olhos na avenida é a diversidade. Os mais diferentes públicos passam diariamente por ali, criando o principal palco de lutas e conquistas sociais, em manifestos de todos os credos e ideologias. É o espaço da liberdade de expressão, o melhor exemplo de democracia de um país em processo de consolidação de instituições e esferas de convivência e participação. A Paulista está no centro da discussão sobre o modelo cultural, de educação e desenvolvimento econômico e social do país.

Mais do que isso, tornou-se recentemente um modelo reconhecido mundialmente por sua capacidade de projetar tendências relacionadas à mobilidade, sustentabilidade e criatividade. O mundo está de olho na Avenida Paulista e a série #Paulista360 quer apresentar sua complexidade, seus ensinamentos e suas contradições, para inspirar e repensar a vida urbana contemporânea.

Mostrar Mais

Fotos: Felipe Cohen

O MAIOR CORREDOR CULTURAL DA AMÉRICA LATINA

Entre maio e agosto de 2017 realizamos uma série com 16 minidocumentários como processo criativo e experimentação de linguagem performática. Presenciamos a grande transformação que viveu a Avenida Paulista, se transformando em um dos mais importantes corredores culturais do mundo, com a inauguração de museus como Japan House, Instituto Moreira Salles e a reabertura do Sesc Paulista. 

Todo esse processo nos fez consolidar uma extensa pesquisa sobre histórias, personagens e vocações dessa nova avenida que se abre como uma nova possibilidade de convivência, interação e diversidade.

©2019 by Leonardo Brant

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter