“A ideia de cultura, sempre moldada conforme as visões políticas de cada tempo, detém em si as chaves dos sistemas de poder. Chaves que podem abrir portas para a liberdade, para a equidade e para o diálogo. Mas também podem fechá-las, cedendo ao controle, à discriminação e à intolerância”
“Fundamental ao desenvolvimento social, a cultura tem sido tratada pelo poder público como se fosse apenas uma mercadoria, restringindo sua importância ao mínimo denominador neoliberal, transformando-se em mero commodity.”
“Vivimos un momento de euforia con el crescimiento y la consolidación de un cine capaz de generar beneficios, causando una sensación de pertenencia e identificación relevantes para el pueblo. Por otro lado, observamos que el sistema de distribuición y exhibibición está en manos de empresas que juegan con intereses completamente opuestos a esa premisa esencial.”
“Democracia é uma falácia sem o pleno direito à mediação simbólica, sem o mais potente diálogo entre o local e o universal. Chegou a hora de refletir sobre os limites e horizontes do espaço ocupado pela civilização da pós-modernidade. E de transformar o debate em passos concretos do Brasil em direção às novas utopias da liberdade.”
“O mundo reconhece na cultura não somente um potencial econômico extraordinário, mas também a sua capacidade de promover o desenvolvimento humano e social.”