
Leonardo Brant é documentarista. Diretor dos filmes COMIDA PARA QUEM PRECISA (a ser lançado em 2024), DESCARTE, COMER O QUÊ?, CTRL-V e do programa de TV IDADE MÍDIA. É sócio-diretor da Deusdará Filmes e da DocStation. Autor do livro O PODER DA CULTURA, entre outros, atua também como palestrante e consultor criativo.
***
Antes de se dedicar exclusivamente à criação e à produção audiovisual, LEONARDO BRANT atuou por mais de 20 anos como pesquisador cultural dedicado a investigar a relação entre cultura e mercado, auxiliando organizações das artes, cultura e entretenimento no desenvolvimento institucional, além de governos e empresas patrocinadoras na construção de políticas culturais.
Criou ou ajudou a fundar inúmeros projetos, iniciativas, organizações sociais e empresas privadas no setor cultural e das indústrias criativas, no Brasil e no exterior. Hoje atua como sócio-diretor da Deusdará Filmes, produtora especializada em documentários, e da DocStation, hub audiovisual, distribuidora e plataforma voltada à valorização e promoção do documentário no Brasil.
Dedicou sua produção literária aos estudos culturais, sobretudo à relação entre cultura, Estado e mercado. Foi agente ativo na construção da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultural, como vice-presidente da International Network for Cultural Diversity. Fundou o Instituto Pensarte, criou e editou por mais de 15 anos o site Cultura e Mercado, esteve à frente de inúmeros movimentos de articulação e valorização da cultura, no Brasil e no exterior. Seu livro mais recente é O PODER DA CULTURA (ed. Peirópolis, 2009).
Com participação em alguns dos mais importantes fóruns sobre cultura do mundo, BRANT já proferiu palestras e conferências em países como Argentina, África do Sul, China, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Portugal, Senegal, Quênia e Uruguai, além de atuar em todo o território nacional.
Em uma visita ao Senegal para participar de uma conferência sobre Democracia Audiovisual em 2005, iniciou sua produção experimental com câmeras digitais caseiras, gerando surpreendente impacto social. Em 2009 foi premiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para criar a Rede Audiovisual Iberoamericana (RAIA) e o filme CTRL-V. A partir daquele momento, passou a produzir documentários e pensar novas estruturas de mercado para o cinema brasileiro.
FILMOGRAFIA
COMIDA PARA QUEM PRECISA, Direção, previsão 2024
DOAR, Produção executiva, previsão 2024
CIBERNÉTICAS, Produção Executiva, 2023
DESCARTE, Direção, 2021
UTOPIA BRASIL, Co-Direção, 2022
IDADE MÍDIA, Direção, 2020
DE PEITO ABERTO, Produção Executiva, Roteiro e imagens, 2019
PAULISTA360, Direção, 2018
IGUAL, Direção, 2017
COMER O QUÊ?, Direção, 2016
COMUM, Direção, 2016
PSIQUÊ, Direção, 2016
À DISTÂNCIA, Direção, 2015
ENCRUZILHADA, Direção (com Lisiana Kieling), 2014
PRAZERES & PECADOS, Direção, 2014
ÓDIO, Direção (com José Sampaio), 2013
CAIXA QUADRADA, Produção Executiva, 2013
LUZ NA CRISE, Direção (com Pedro Caldas), 2012
TUDO O QUE HÁ NO MUNDO, Direção (com Pedro Caldas), 2012
CTRL-V, Direção, 2010
OS QUATRO ELEMENTOS EM SI OU O GURU SELVAGEM, Argumento e Produção Executiva, 2008
METII ENKARE, Direção, 2006
DAKAR-GOREE, Direção (com André Martinez), 2005
BIBLIOGRAFIA
MERCADO CULTURAL, 2001 (Editora Escrituras)
POLÍTICAS CULTURAIS, Vol.1, 2002 (Editora Manole)
DIVERSIDADE CULTURAL, 2003 (Editora Escrituras)
O PODER DA CULTURA, 2009 (Editora Peirópolis)