CTRL-V
COTROLE. OU SEJA CONTROLADO.
Ctrl-V é um documentário-pesquisa sobre a indústria audiovisual global e seus efeitos sobre as culturas locais. Parte de uma ação em rede promovida pela RAIA (Rede Audiovisual Ibero-Americana) em 2009 para promover a discussão sobre democracia audiovisual, momento de grande efervescência das plataformas digitais e dos equipamentos que facilitam o acesso ao processo de produção audiovisual por parte do cidadão comum.
Realizado no melhor estilo DIY (do it yourself), com câmera digital caseira sem qualquer aparato de produção, como luz e captação de som, o filme contou com a colaboração intensa de profissionais e ativistas relacionados à causa da diversidade cultural.
Com uma narrativa construída a partir de depoimentos de grandes pensadores do cinema mundial, como Gilles Lipovetsky, Edward Jay Epstein, Neal Gabler, Gustavo Dahl, Octavio Getino, Ismail Xavier, entre outros, o documentário mescla trechos de filmes consagrados pela indústria hollywoodiana e ajuda a organizar, na prática, a discussão sobre propriedade intelectual e os limites da cultura remix, o poder da indústria do cinema e seus efeitos sobre as culturas locais, e os caminhos possíveis para uma nova indústria audiovisual, baseados na autorrepresentação e no multiprotagonismo.
Dirigido por Leonardo Brant, Ctrl-V foi lançado em 2011 simultaneamente em sala de cinema (CineSesc, em São Paulo), TV (TV Cultura, em rede nacional) e Internet (pelo canal do YouTube do projeto). Logo após o filme foi exibido e debatido em seminário realizado pelo Hemispheric Institute na New York University (EUA), no Arts Santa Monica, em Barcelona (Espanha) e no DocMontevideo (Uruguai), entre muito outros fóruns e eventos internacionais. Em 2013 foi tema de uma palesta TEDxESPM, realizada no MAM, na cidade do Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Leonardo Brant
Produção Executiva: Fernanda Martins
Argumento, Roteiro, Imagens: Leonardo Brant
Montagem: Aion de Brito, Valdir Afonso e Ivan 13P
Direção de Produção: Roberta Milward
Pesquisa: Fernanda Martins, Leonardo Brant
Realização: Instituto Diversidade Cultural
Articulação: RAIA - Rede Audiovisual Ibero-Americana
Produção: Deusdará Filmes
Apoio: AECID - Agência de Cooperação Espanhola para o Desenvolvimento
Assista ao filme na íntegra:
Assista abaixo o TEDxESPM sobre o filme: