• Leonardo Brant

Eu, DocMaker

Atualizado: 21 de Jun de 2018

Há 10 anos optei por abandonar a minha carreira de pesquisador cultural para me dedicar exclusivamente a criar e dirigir filmes, sobretudo documentários. Passei a utilizar a câmera e a linguagem audiovisual como parte do processo criativo e investigativo. Entrei de cabeça, me envolvendo com a mão na massa em todo processo de desenvolvimento, financiamento, filmagem, divulgação e distribuição, sempre com a máxima glauberiana de realizar filmes com "uma ideia na cabeça e uma câmera na mão".

O momento que resolvi me dedicar exclusivamente a fazer documentários era propício. A crise política e econômica aniquilou com o mercado cultural, mas graças a uma sólida política implementada ainda nos tempos de FHC e intensificada na Era Lula, o audiovisual é um dos poucos mercados que continuou crescendo acima dos dois dígitos por ano no país.


Os novos equipamentos invadiam o mercado, as plataformas digitais de video on demand mudavam a maneira como distribuímos conteúdo e as tecnologias e mercado digital demandam conteúdo audiovisual cada vez mais.


Consegui em pouco tempo consolidar minha carreira nacional que já conta com mais de uma dezena de documentários dirigidos, entre trabalhos próprios e sob encomenda, além de webséries, séries de TV e outros formatos inovadores, e estou me preparando para desenvolver uma filmografia em âmbito internacional.


Essa experiência e todo o aprendizado de incorporar uma câmera ao meu campo de pesquisa está disponível no Workshop DocMakers, que estou realizando Brasil afora. É um programa de imersão sobre como fazer documentários de maneira autônoma e independente. Uma experiência viva de realizar um filme e todo o seu processo de construção narrativa, de financiamento e execução, incluindo aspectos técnicos e artísticos.


Compilei todo o aprendizado desses 10 anos em como fazer filmes de forma totalmente artesanal, reiventando o design de produção, o sistema de financiamento e incorporando o mindset e as técnicas de empreendedorismo para pensar um novo mercado de documentários, disruptivo e conectado diretamente com a audiência.


Com apenas dois dias de imersão, suficientes para realizar um minidoc, o Workshop é destinado a documentaristas amadores e profissionais, fotógrafos, pesquisadores, pensadores, artistas, ativistas, roteiristas, profissionais de áudio, atores, diretores e todos que se interessam em inserir e consolidar a linguagem audiovisual em sua vida profissional, conciliando meios de produção e novas formas de financiamento à sua filmografia.


#docmakers #documentários #novomercado

0 visualização

©2020 by Leonardo Brant

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter