• Leonardo Brant

BrandedDoc

As primeiras imagens projetadas pelos irmãos Lumière, na França de 1895, traziam situações da vida cotidiana, como a saída de operários da fábrica e a chegada de um trem na estação.

O cinematógrafo foi criado para ser um instrumento de observação e documentação. Anos mais tarde outro francês, Georges Meliès, passou a utilizar o invento para criar realidades ficcionais, mudando de maneira definitiva o destino daquela máquina de observar o comportamento humano.


A história é cíclica e 120 anos mais tarde o documentário assume novamente o status criativo, independente e explosivo do primeiro cinema. As grandes transformações da indústria da mídia e entretenimento apontam para uma valorização da verdade, comunicando com contundência, sentido e propósito. O público do documentário ressurge com o video on demand (Netflix, iTunes) e plataformas digitais como YouTube. As marcas começam a perceber o poder da vida como ela é, sem as máscaras e o ilusionismo dos ambientes ficcionais.


Durante muitos anos as marcas nos apresentaram universos simbólicos ricos, dinâmicos e controlados. No mundo atual, os públicos mais exigentes clamam por contato direto com a realidade.


Ainda há muito o que caminhar. Na maioria das vezes nos deparamos com publicidade disfarçada de documentário, o que fere ainda mais a confiança de um público cada vez mais exigente, antenado e ávido por verdade.


Em vez de recuar, as marcas precisam ser mais radicais em sua comunicação, buscando contato direto com públicos e com ambientes não controlados, em que as ideias, conceitos e universos simbólicos associados à marca ganham vida real. O impacto do documentário de marca pode ser surpreendente.


O documentário é uma das linguagens mais ricas, criativas e está entre os gêneros cinematográficos mais consumidos atualmente. E surge como uma incrível ferramenta para explorar a interação da marca e todo o universo simbólico por ela criado, propondo diálogo com seus públicos a partir de histórias e personagens reais.


BrandedDoc é um e-book que apresenta 10 utilizações possíveis do documentário, como experiência e como linguagem, para o ambiente corporativo.


Além de explorar inúmeras possibilidades de utilização do documentário, apresentamos casos concretos onde essa experiência foi utilizada, com marcas como Alelo, CPFL Energia, Gife, Santander, entre outras.


Para desenvolver as ações realizadas neste e-book, utilizamos metodologias de inovação, empreendedorismo, arte, design e cultura colaborativa, criadas e/ou aplicadas por nós para empresas e marcas.




Adquira o seu exemplar gratuitamente pelo site www.leonardobrant.com/brandeddoc e e entenda como colocar a sua marca em contato direto com o mundo real.


#brandeddoc #documentário #identidade #marca #branding

0 visualização

©2020 by Leonardo Brant

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter